terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sommelier ensina a combinar pratos com mostarda e cerveja


À primeira vista parece uma junção improvável. Mas, sim, é possível combinar diferentes pratos com mostarda e cerveja. “Podemos dizer que é uma harmonização tripla”, disse o beer sommelier Tulio Rodrigues durante o Festival Cultural da Cerveja, que está sendo realizado neste fim de semana em Campinas.
Estão sendo apresentados durante o evento três tipos de mostardas feitas com ingredientes da cerveja: malte de cevada, malte de trigo e lúpulo.  Elas, claro, casam com a bebida mais consumida pelos brasileiros. “As mostardas são uma parceria da Bohemia com o Brewer Chef”, explicou Daniel Wakswaser, diretor da Bohemia.
Veja como é cada mostarda e como combiná-la com comida e cerveja, conforme as dicas de Tulio.
Mostarda Witbier – Leva na sua composição laranja, malte de trigo e lúpulo. É a mais suave das três, com sabor levemente adocicado no fundo. Combina com saladas, peixes e cervejas feitas com trigo. No Festival, indicada para harmonizar com a Bela Rosa.
Mostarda Pale Ale – Inspirada na escola inglesa de cervejas, leva ervas finas, malte de cevada e lúpulo. Você percebe um toque caramelizado. Harmoniza com carnes brancas, como porco e galinha, e combina com cerveja estilo Pale Ale ou IPA (India Pale Ale). A Jabutipa é a cerveja no Festival para consumir com essa mostarda.
Mostarda Stout – Escura, tem na composição malte torrado e lúpulo. Harmoniza com pratos mais pesados, como carnes vermelhas e feijoada. E, como o nome entrega, combina com cervejas Stout, como a Wäls Bohemia Oito e Um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário