terça-feira, 20 de outubro de 2015

Veja 8 curiosidades sobre a cerveja


Beber uma cerveja na sexta-feira à noite é quase uma tradição, e há um dia inteiro dedica a ela: o Dia Internacional da Cerveja.
A comemoração foi criada por Jesse Avshalomov e Evan Hamilton, dois amigos de San Francisco, na Califórnia (EUA), com o propósito de “unir o mundo para celebrar a cerveja”.
A data, que era 5 de agosto, foi alterada pelos criadores no ano passado para ser sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, já que este é o dia da semana em que, naturalmente, os bares ficam mais cheios e o consumo é maior.
A bebida é uma das mais populares do mundo e diversas curiosidades rondam a sua história. Confira alguns fatos interessantes sobre a cerveja:
Origem
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Há indícios de que ela já era produzida desde 6000 a.C. pelas civilizações antigas do Egito, da Mesopotâmia e dos Sumérios. Não era necessariamente feita de trigo ou cevada, mas era fermentada com outros grãos.
Popularidade
Depois da água e do chá, é a 3ª bebida mais consumida do mundo e a mais popular entre as bebidas alcoólicas.
No Brasil
A bebida chegou no Brasil junto com a família real e a corte portuguesa, em 1808. Dizem que Dom João VI gostava muito de tomar cerveja e não podia ficar sem bebe-la.
Como nesta época Portugal estava sob o domínio da França de Napoleão, também ficou praticamente impossível importar vinho e, ao mesmo tempo a abertura dos portos às nações amigas permitiu que a Inglaterra comercializasse cerveja no Brasil pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário