terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cevada e seus benefícios para a saúde





Segundo a Embrapa, empresa brasileira de pesquisa agropecuária, 30% da demanda mundial por cerveja é suprida pela produção brasileira. Para isso, a produção de cevada se faz essencial. Porém, a utilidade do grão vai muito além da fermentação e produção cervejeira.

Café de cevada. Esta é a primeira imagem quando o assunto é o consumo de cevada. Livre de cafeína, o cereal pode resultar em uma bebida muito semelhante em cor, aspecto e gosto ao café, porém, livre de substâncias que estimulam demasiadamente o organismo.

Para quem não dispensa um bom café, mas tem problemas causados pela cafeína, a cevada é uma ótima alternativa para preparar a bebida. Porém, os benefícios ainda vão além.
Benefícios da cevada

Além de ser livre de cafeína, a cevada não tem glúten. Portanto, intolerantes ao glúten ou pessoas que estão em dieta restritiva podem substituir a farinha de trigo pelo farelo de cevada.

Ricas em vitaminas A, do complexo B, C e K; em minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco iodo e cobre e com mais de 20 aminoácidos essenciais, a farinha de cevada verde melhora a digestão, já que é um tipo de fibra que estimula o funcionamento do intestino e também age como diurético, eliminando o excesso de líquido responsável pelo inchaço.

A cevada também é responsável pela melhora da oxigenação das células. Suas propriedades estimulam a circulação sanguínea que resultam na maior produção de energia nas células. Além da regeneração celular, a cevada emagrece. A alta concentração de vitamina B2 acelera o metabolismo, estimula a produção de energia e, portanto, queima calorias.

Rica em iodo, suas ações também estão relacionadas ao controle hormonal, já que a substância age com as glândulas da tireoide.

Cevada para beleza

O cereal também é cheio de benefícios para o corpo e cabelo. Suas propriedades regeneram as células da pele e devolvem a elasticidade e hidratação. O fósforo ainda é responsável por reforçar a estrutura celular.

A biotina, substância presente na cevada, estimula o crescimento do cabelo e unhas. Já a clorofila tem ação detox.

Como consumir cevada

Geralmente encontrada em farelo, a cevada pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães, bolos e tortas. O café verde é feito com o cereal, que ainda pode acrescentado em sopa e sucos ou ser comprado em cápsulas em lojas de produtos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário